Ford Maverick V8: Velocidade e Estilo dos Anos 70

O Maverick foi lançado em 1973 para competir com Opala e Dodge Dart. A versão mais desejada até hoje é a GT V8.
Por que o V8 é tão cultuado?
- Som inconfundível
- Motor 302 de 199 cv
- Torque abundante
- O “muscle car brasileiro”
Nos anos 70, o Maverick GT V8 foi protagonista de inúmeras competições de turismo no Brasil.
Sua combinação de potência e tração traseira o tornava ideal para preparação, e ele se destacou em corridas, ralis e provas de subida de montanha.
Pontos fortes e fracos
Pontos fortes
- Estilo imponente
- Motor 302 fácil de preparar
- Peças ainda relativamente acessíveis
- Forte presença na cultura automotiva
Pontos fracos
- Suspensão dianteira cansada com o motor V8
- Consumo alto
- Raridade de algumas peças originais
- Exemplares muito judiados no passado
Para quem busca originalidade, é importante atenção redobrada a funilaria, longarinas, cofre e soldas de fábrica.
Valorização explosiva no mercado
Um Maverick V8 bem restaurado e com documentação correta hoje é peça de colecionador.
Preços em 2025:
- Projetos ou carros incompletos: R$ 70 mil a R$ 120 mil
- Carros bons e originais: R$ 150 mil a R$ 220 mil
- Restaurações premium e raridades: R$ 240 mil a R$ 300 mil+
Em leilões, exemplares especiais já ultrapassaram R$ 250 mil.
Sem dúvidas, é um carro que emociona pela história e pelo que representa: uma época em que potência era medida por som, cheiro de gasolina e vibração no peito.
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